sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Como cuidar do Umbigo do recém nascido




Toda mamãe sabe que o cordão umbilical é aquele que a une a seu bebê durante todo seu período de gestação. É através dele que a mamãe fornece a seu bebê todos os nutrientes necessários e essenciais para a manutenção da vida dentro do útero, assim como o oxigênio também. O cordão umbilical é cortado a poucos centímetros da barriguinha do bebê após seu nascimento, sobrando assim o que chamamos de coto umbilical. Este deve ser cuidado corretamente até que caia naturalmente, que é entre 1ª e 2ª semana de vida do recém nascido. Mas, em raros casos pode demorar até 30 dias, o que também não deixa de ser normal, já que o período varia de criança para criança. 


Mas, enquanto o coto umbilical não cai os cuidados devem ser totais, deve ser limpo a cada troca de fralda e, principalmente após o banho do pequeno. Não se esqueça de lavar bem as mãos antes de começar a limpeza. Umedeça, então a ponta de um cotonete com álcool 70% e higienize toda a base do umbigo, removendo todos aqueles resíduos existentes. Repita o procedimento caso ainda reste alguma sujeirinha. Todos esses cuidados de higienização do umbigo do bebê ainda deve continuar até uma semana após a queda do coto. A mamãe também não deve se esquecer de manter a região sempre bem limpinha e seca, pois assim você estará evitando eventuais infecções no local. 


Por isso, não é preciso ficar com medo de fazer algo errado ao cuidar do coto umbilical de seu bebê, que é o sentimento que muitas mamães sentem nesse período, pois limpando com bastante cuidado e deixando o local sempre sequinho, não haverá problema algum.

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário