domingo, 4 de outubro de 2009

Como lidar com as Cólicas dos Bebês




Nos primeiros três meses de vida de um bebê as terríveis cólicas costumam atormentar as noites de sono e os deixam irritados e manhosos. É um pesadelo tanto para o bebê quanto para os pais, que ficam nervosos sem saber o que fazer para o pequeno parar de chorar e também como evitar esses incômodos. Então conheça algumas dicas de como evitar as terríveis cólicas dos bebês.



As cólicas podem aparecer por conta da imaturidade do sistema digestivo do bebê, pois o aparelho não está totalmente desenvolvido, assim a digestão aumenta o funcionamento dos intestinos, causando as cólicas, ou espasmos como é também conhecido. Alguns alimentos ingeridos pela mãe podem provocar ainda mais o aparecimento das cólicas, como alimentos rico em ferro ou proteína, como queijos, chocolates. A ingestão de leite em pó pode prender o intestino do bebê, dando origem as flatulências, ou conhecidos gases. O stress, a deglutição de ar quando a criança suga o seio materno no momento da amamentação também podem causar as cólicas.

O uso de chás mornos, a flexão das perninhas do bebê, deixá-lo debruçado sobre um lugar aquecido também é uma boa para acalmar as cólicas dos bebês, e nada melhor do que deixá-lo em contato com a sua pele, do papai ou da mamãe.

Outras dicas são fundamentais para evitar as cólicas dos bebês, como evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, café e o uso do cigarro quando estiver em fase de amamentação, pois esses são fatores que podem aumentar ainda mais as cólicas dos pobres bebês. Respeitar os horários das mamadas dos bebês também é uma maneira de amenizar esse incômodo. Tentar acalmá-lo dando de mamar pode piorar ainda mais o problema.

A mamãe que ficar nervosa com as cólicas pode agravar ainda mais o problema, já que a criança sente toda a insegurança e a ansiedade dos pais, e eles reagem com mais cólicas e consequentemente e mais choros. Se tranqüilize pensando que esse incômodo não dura muito mais de três meses.

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário