domingo, 15 de novembro de 2009

Dicas para tirar a Fralda



Para que o controle dos esfíncteres seja atingido, muitos aspectos do crescimento têm que estar desenvolvidos.


Todo um sentimento de segurança e autoconhecimento precisa ser sedimentado na criança para que se desperte a “vontade” de reter as fazes ou urina, e seja capaz de exercitar esse controle, por já ter seu organismo alcançado também a maturação nervosa necessária.


O controle das fezes e da urina é apenas o resultado de um treinamento destituído de significado para a criança. Esse controle ao contrário, “reflete” o nível de desenvolvimento psicológico e fisiológico alcançado pela criança que lhe permite “tomar conhecimento” de partes de seu EU, interessar-se por dominá-las e ser capaz de fazê-lo. Os aspectos fisiológicos e psicológicos (afetivo) são tão unidos e integrados nesta ocasião, que basta um simples desequilíbrio num dos dois para a criança perder o controle. 


A idade para alcançar o controle dos esfíncteres é muito variável, e gira normalmente em torne de 24 a 36 meses.


As épocas de clima quente são mais aconselháveis para a retirada das fraldas, pois dão mais conforto e não despertam sensação de falta de proteção, que o frio poderia proporcionar.


A partir que se verifica que a criança já possui condições para iniciar o controle, não voltar atrás nesta decisão, pois cada criança apresenta um comportamento neste período.

Sinais para avaliar se seu filho está pronto para começar desfralde:


1) Avisa quando faz xixi ou cocô na fralda, pede para trocar


2) Muda comportamento quando está fazendo cocô (para, se concentra, vai para um canto, debaixo da mesa, etc)


3) Os cocôs do seu filho são previsíveis, sempre na mesma hora do dia


4) Quando acorda de uma soneca, a fralda está geralmente seca ou quase seca


5) Entende o significado de palavras como molhado, seco, limpo, sujo, xixi, coco, pinico, fralda, etc.


6) Entende e atende pequenos pedidos como: guarde o brinquedo na caixa.


7) Nota quando alguém está usando o banheiro, fica curioso, quer dar descarga


8 )Consegue ficar períodos de poucas horas com a fralda seca


9)Tem entre 24 meses e 30 meses ou mais 


10)Tem um bom vocabulário, se comunica bem


11) A criança tem certa independência, quer fazer tudo sozinho, por roupas, por suco no copo, etc..


12) Quando seu filho quer fazer os itens acima, você tem paciência de ensiná-lo, ou prefere fazer por ele pois é mais rápido e fácil?


13) E você, mãe, está cansada de trocar fraldas, ou no fundo não se importa ainda com isso?


14) Existem mudanças de rotina na família em breve, irmãozinho chegando, viagens, etc? Se sim não é o momento certo.


15) Você considera o desfralde por que: alguém te disse que está na hora, porque seu filho está com quase 2 anos, seu instinto diz que seu filho está pronto para isso, a escolinha do seu filho requisita o desfralde, ou porque seu filho está interessado e já pediu para usar o pinico ou ficar sem fraldas mais de uma vez?

Conselhos práticos para o desfralde:


Uma vez começada a retirada devemos seguir um padrão, ou seja, retirar mesmo e não colocar hora sim hora não( salvo casos que teremos q usar de bom senso como viagens , trajetos longos de carro longe do banheiro..etc..) mas no geral cortar a fralda mesmo. Esse processo exigirá paciência, pois algumas vezes consiguirão, muitas outras não. Não devemos de modo algum repreender ou pressionar qdo não conseguirem, pois eles mesmos se sentirão frustrados, mas, ao contrário, passar confiança e acreditar que uma hora conseguirão (e respeitar o tempo de cada um).


_ Ler uns livrinhos uns livrinhos sobre o assunto junto. – Ex: O que é que se faz com um penico?"(Ed. Salamandra) e "Coco no trono"... DVD que aborda o assunto: "Urso da casa azul - Crescendo e aprendendo"


_ Dar tchau pro xixi/cocô e eu falar que ele tinha ido para casinha ver a família xixi... 


_ Outra tática: a cartela de adesivos, tipo Hello Kit... Escolher um tema favorito e combinar que colocaríamos um no quadro cada vez que fosse feito no vaso. Fazer um cartaz do Xixi/cocô e colocá-lo na parede do banheiro. Lá vai ficar os adesivos conquistados.
Quando estiver com certo controle e já estiver aprendido que se faz xixi/cocô no vaso, combinar que quando juntar 8 adesivos ganha um presente.


_ Ah, no caso de "acidentes": comprem papel higiênico barato. Usem para tirar o xixi do chão e colocar "no lugar certo" (penico ou vaso sanitário). Este é o xixi apressado. "Agora o xixi pediu desculpas e disse que na próxima vez vcs chegarão no penico e vão ganhar o premio (adesivo)"

_Combinar:
Se vamos para a casa de alguém “xixivel” ou para escolinha, colocar a calcinha. Se vamos para algum lugar “não xixivel”, vai de fralda. 


_ Usar a fralda de transição (tipo calcinha) da Huggies pra sair; elas têm estrelinhas que somem qdo a criança faz xixi. Fazer um joguinho de que não pode deixar as estrelinhas sumir e cada vez que ir ao banheiro e as estrelinhas continuarem, comemorar... 


_Em banheiros com limpeza duvidosa, fazer a cadeirinha com o braço pra ela sentar OU colocar ela de pé na borda do vaso e fazer agachada. OU Comprar um estoque de papel protetor de vaso (que hoje se encontra em lojas especializadas) – O que melhor a criança se adaptar.


_ Pode ocorrer de ter que optar para os xixis nas plantinhas de parques. O importante é chegar num lugar e já verificar onde é o banheiro, pois no início eles avisam um pouco em cima da hora.


_Sair para fazer a COMPRA de calcinhas. Escolha as coloridas, rosas, de princesas e de temas que ela gostar... e de algodão. O que vale é comprar o estilo que vai animá-la com os olhos. 


_ Levar de cada 10 a 20 min no penico/vaso; se fizer bastante xixi de uma vez e não tomar muito líquido pode esperar até uma 30 min. para a próxima "sentada"


_Usar bastante a vaidade dela, comprei varias calcinhas bonitas, com desenhos de princesas (aquelas da Hering são ótimas) e brincar que se ela fizer na calcinha a princesa vai ficar triste e molhada. A princesa vai ficar resfriada e com febre.


_Fazer aquela festa quando fizer no penico/vaso; bater palmas, dar parabéns, etc...


_ Comprar um banquinho pra ajudar subir no vaso.


_ Comprar o redutor de assento/penico.

Retorno a fralda para o cocô, às vezes acontece:


Por algum tempo, a criança pode prefirir usar a fralda (mesmo desfraldado de dia, só para o cocô). Comprar fraldas vagabundas, para ser o “porta-cocô”.


Nova cartela de adesivos. Tb dar uma saladinha de frutas antes com mamão incluído no pote (mamão, melão, uva, abacaxi, kiwi) ajudou bastante a ele não resistir... 


Fralda Noturna:


Pode ser retirada quando a criança acordar 15 dias seguidos com a fralda seca.

Outras dicas muito complicadas e exageradas, no meu ver ... No meu caso seria complicar uma coisa que estava acontecendo naturalmente...
São dicas de um pediatra ou educador infantil, não me lembro. O nome dele é Brazelton. Mas achei muito complicada.




DÚVIDAS MAIS COMUNS:


-QUAL A MELHOR ÉPOCA DO ANO? 
O verão, porque os pequenos ficam mais incomodados com a fralda, por causa do suor e do calor.


- COMO ORIENTAR A BABÁ?
A babá deve avisar a mãe se notar que a criança está pronta e seguir as orientações dos pais.


- É LEGAL OFERECER PRESENTINHOS?
Não, essa é apenas outra forma de pressão. "Você tira da criança o prazer dessa conquista", diz Brazelton.


-E SE EU JÁ PRESSIONEI DEMAIS? Peça desculpas, literalmente explique para a criança que "a mamãe estava exagerando, mas agora vai ficar tudo . bem". É importante mostrar para eles que você pretende corrigir uma atitude errada do passado e usar uma linguagem que eles entendam.

SEM FRALDA: 
OS PRIMEIROS PASSOS:


- DEIXE-O ESCOLHER O PENICO
Quando ele estiver pronto, leve-o para comprar o penico.
Deve ser um modelo que possibilite que ele apóie os pés firmemente no chão. Diga: "Esse é o seu penico, e esse é o da mamãe e do papai. Um dia você vai poder usá-lo como nós".


- DEIXE-O SENTAR NELE DE FRALDAS
Se a criança demonstrar interesse, deixe-a sentar no penico de roupa ou de fralda, uma vez por dia, enquanto você senta na privada. Fique ao lado dela, conte uma história, converse. Se ela quiser sair permita.


- ESVAZIE A FRALDA NO PENICO
Depois que ela fizer cocô na fralda, leve-a para esvaziá-la no penico. Se a criança se mostrar incomodada, não o faça até que se desinteresse das fezes. Caso contrário, faça isso uma ou duas vezes por dia. Lave as mãos dela como você faz. Repare se ela se mostra interessada na rotina.


- DEIXE-A SEM FRALDA
Pergunte se ela gostaria que você a ajudasse a ir ao penico. Ela pode surpreendê-lo e realmente usá-lo pela primeira vez. Não demonstre todo o seu entusiasmo soltando fogos.
Ela precisa ver isso como uma conquista dela e não sua. Diga: "Você usou o penico como o papai e a mamãe fazem".


- HORA DA CALCINHA OU CUECA
Se a criança parece entusiasmada com suas conquistas, ofereça calças que possa baixar sozinha. Ela está no caminho.


ESTÁGIO AVANÇADO
- Se a criança demonstrar interesse leve-a para entornar o penico no vaso. Caso não, não jogue as fezes fora até que ela se desinteresse delas.


- Se ela quiser pode deixar que dê a descarga.




- Se ela demonstrar vontade deixe-a sem fraldas à noite, mas, caso ela molhe a cama, não tenha medo de voltar atrás. Se a criança tiver confiança de que é apenas um adiamento temporário, terá a tranqüilidade que precisa para continuar.


Fonte: Comunidade Mamãe e Bebe

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário