quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O que fazer se seu filho está com alergia dermatológica?




A doença que mais leva crianças pequenas ao dermatologista é a dermatite atópica. Os sintomas são vermelhidão e coceira. Ela atinge entre 10% e 20% da população brasileira – não há dados específicos sobre a incidência em crianças. No Japão, chega a 50%. Uma das explicações seria a poluição, mas essa alergia ainda não tem causa definida. Nos bebês, aparece primeiro no rosto. Nos mais velhos, nas partes externas das dobras. Os joelhos e os cotovelos são as primeiras vítimas.


“Agora ele tem alergia” Como assim?!
Sim, de uma hora para outra, seu filho pode ter alergia a coisas que ele nunca teve. Chama-se dermatite de contato. O organismo passa a reconhecer um determinado produto como “inimigo”. Quando aquilo que causa alergia encosta na pele da criança, como alguns metais e até a fralda, por exemplo, provoca reações, como inchaço.


Situação de estresse
A chegada de um irmãozinho, mudança de casa, separação dos pais. Quando a criança passa por uma situação de estresse pode desenvolver alguma alergia de pele. Essa é uma informação importante para contar para o médico.


Exames 
O teste de contato, feito nas costas, é usado para descobrir a causa das crises alérgicas. Cada quadradinho colocado tem possíveis alérgenos. Em geral, é preciso ficar mais de um dia com ele. Pode causar coceira. O teste sanguíneo, chamado Rast, que verifica mais de 20 substâncias, mostra a quais alérgenos seu filho pode ter reações. O médico vai definir o melhor exame para cada caso. Não faça automedicação. Quando aparecer um sintoma, leve seu filho ao médico

Brinco de prata ou bijuteria 
Alergia à prata ou bijuteria não é comum em crianças pequenas, mas pode acontecer. Não adianta passar um impermeabilizador na haste na tentativa de criar uma barreira entre o metal e a pele. Tem que parar de usar sem dó. A solução são os modelos de ouro.


Bebê cheiroso (demais...) 
O número de produtos de higiene que seu bebê usa pode indicar por que ele tem alergia. “A criança só precisa de xampu e sabonete neutro”, afirma Flávia Addor, dermatologista. Se quiser passar perfume, ponha um pouco na roupa, nunca direto na pele. Para as crianças que têm cabelo crespo, use condicionador apenas nas pontas dos fios. E talco, nunca!


Como tirar a caspa do recém-nascido? 
Na verdade não é caspa, mas, sim, a crosta seborreica. Você pode usar óleo mineral para retirá-la. Passe na cabeça do bebê meia hora antes do banho e tire, sem forçar, na hora da lavagem. Com o tempo, regride ou diminui. Se isso não acontecer, fale com o médico.


Cuidado com as picadas de..
...pernilongo Só nos Estados Unidos, 2 milhões de pessoas são alérgicas à picada de insetos – no Brasil não existe dados específicos. Você pode usar repeletentes infantis no seu filho a partir de 6 meses de vida. Não deixe de ler as recomendações de uso na embalagem. Para tratar as lesões, procure um especialista. Não é exagero, não. Algumas pomadas, por exemplo, não podem ser usadas se a criança for exposta ao sol. Elas podem causar alergia.


...formiga A dica para tratar picadas de pernilongos vale para as formigas também. Não existe uma maneira de evitá-las, mas você pode colocar um lençol em cima da grama para proteger seu filho durante a brincadeira.


...aranha Não tente tratar em casa. Corra para o pronto-socorro. Se conseguir, coloque a aranha que causou o ferimento em um pote e leve com você. Assim, o médico pode dar para a criança o soro específico para o veneno.


0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário