sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Tecnologia ao alcançe das crianças





Se você acredita que o principal assunto do seu filho na hora do recreio é somente sobre algum desenho animado, provavelmente está muito enganado. Com os avanços da tecnologia, o interesse das crianças em ficar por dentro das novidades da área aumenta diariamente. Não há como negar o quanto os pequenos absorvem mais informações que os adultos com o uso dos computadores, que hoje passaram de entretenimento a ferramenta indispensável para os estudos escolares.


Uma pesquisa feita em 2007 para o canal de TV infantil Cartoon Network revelou que as crianças estão cada vez mais ligadas em tecnologia. Essa mudança no comportamento se reflete no perfil do presente que elas gostariam de ganhar: a maioria pediu algum equipamento tecnológico. Os computadores, a internet e os videogames encabeçam a lista dos itens mais presentes no cotidiano da garotada.


Os meios de se relacionar online com os amigos estão entre os principais, motivos que deixam as crianças cada vez mais conectadas. Hoje em dia, os jovens realizam múltiplas tarefas ao mesmo tempo, desde mandar torpedos para celular a participar de grupos de discussão com atualizações constantes. A tecnologia wireless (conexão sem fio) permite ainda que as crianças possam levar para qualquer lugar seus laptops e assim, continuar acessando informações, como redes sociais, msn, e jogos, entre outras.


Segundo um estudo feito pelo Personal Finance Education Group, no Reino Unido, o interesse da criança em adquirir tecnologia, como celulares ou jogos para o computador, pode ajudar no desenvolvimento da consciência do dinheiro. A preocupação com a quantidade do uso do celular e em conseguir dinheiro para comprar os últimos lançamentos faz com que muitos pequenos se ofereçam para realizar tarefas domésticas para os pais como uma espécie de permuta. Este estímulo pode ser muito positivo, desde que os pais orientem os filhos a tomar decisões seguras sobre o gerenciamento financeiro.  


Como escolher o melhor computador para o seu filho
Diante da importância de manter os filhos em dia com o que há de mais avançado em tecnologia, muitos pais se vêem cheio de dúvidas na hora de escolher um computador para eles. Desktop ou laptop? Qual a melhor marca?


Antes de tudo, é preciso estar atento ao perfil da criança. Se o seu filho gosta de manter-se conectado o tempo todo, o ideal deve ser um notebook, que ele poderá levar até para viagens. Para realizar a compra com a garantia de ter feito uma boa escolha, fique atento se o aparelho terá um bom desempenho para rodar jogos. Para garantir a performance desejada, o ideal é uma máquina com no mínimo 2Gb de memória.
Procure um equipamento que não tenha placa de vídeo integrada. A melhor opção seria uma placa gráfica offboard, com uma placa aceleradora dedicada. Já o processador pode ser qualquer um com chip core 2 duo.
   
Brinquedos inteligentes
Não são só os computadores que possuem a capacidade de desenvolver o raciocínio das crianças. Hoje em dia a tendência no mercado de licenciamento de produtos infantis é a busca por brinquedos inteligentes, que oferecem mais que puro entretenimento.


Já existem produtos, como a linha de bichos de pelúcia, da Positivo, feitos para integrar o lúdico com a tecnologia. O leão da linha Bichos da Floresta que conta também com a girafa, o elefante, o macaco e o urso, por exemplo, vem com uma chave de acesso com um código para um portal de entretenimento e educação na internet. O portal oferece brincadeiras relacionadas a cada animalzinho, com o objetivo de estimular o aprendizado de crianças entre 3 e 6 anos. No site, é possível assistir a vídeos que ensinam a montar um tabuleiro, um jacaré com um rolinho de papel e um dado, entre outras atividades.


"Aproveitamos nossa expertise em educação para desenvolver um produto que une o concreto ao virtual, dentro de um conceito que equilibra diversão e aprendizado, adequado às aspirações das crianças desta geração 100% conectada", afirmou André Caldeira, vice-presidente da divisão de Tecnologia Educacional.
O conteúdo interativo contém atividades desafiadoras que estimulam várias habilidades infantis. Entre as habilidades, está a capacidade de resolver problemas através de jogos educativos.

Os pais ainda podem contar com uma área dedicada a eles no portal, onde terão a oportunidade de acompanhar e analisar as atividades feitas pelos filhos. É possível ainda controlar o tempo adequado para o uso do site de acordo com a preferência de cada responsável.
Cuidados com a web


A Internet nos conecta com o mundo em apenas um clique. Por este motivo, é preciso tomar cuidado com o tipo de informação que seus filhos estão acessando. Quando utilizada com precaução, a web serve para estimular a curiosidade das crianças, ajuda nas pesquisas escolares, a fazer amigos. Mas infelizmente, existem muitos perigos ocultos que podem prejudicar as crianças. Um deles é o cyberbullying, uma prática que preocupa cada vez mais pais e professores. Com a ajuda das ferramentas e sites de relacionamento, crianças e até adultos humilham, difamam e discriminam outras pessoas de forma anônima.


Para evitar que seu filho seja vítima deste tipo de agressão, é imprescindível prestar atenção no comportamento do seu filho, tanto em casa como na escola, além de colocar filtros de navegação e estabelecer limites para o uso da Internet. Com a ajuda dos filtros (programas existentes no próprio Windows), pode-se evitar que a criança fique exposta a conteúdos impróprios para menores de idade.   

0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário