1. Leia em voz alta com ele. Explore livros e outros materiais de leitura – revistas, jornais, folhetos, almanaques, manuais de instruções, cartazes, placas... Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrado na leitura.
2. Ofereça a ele um ambiente rico em palavras: faça atividades com leitura, mesmo com bebês e crianças bem pequenas, e continue fazendo com as crianças que já estão na escola.
3. Converse com ele e escute-o quando fala. Isso ajuda MUITO no desenvolvimento da linguagem oral.
4. Peça para ele recontar histórias ou informações que você leu em voz alta para ele. Só tome cuidado para que isso não acabe virando aula! Não é esse o espírito da proposta; precisa ser algo agradável e descontraído.
5. Incentive-o a desenhar e fazer de conta que escreve as histórias que ouviu. Peça, depois, que “leia” em voz alta. Parece absurdo? Não é. Afinal, ele passa o tempo fazendo de conta que cozinha, que dirige carros, que luta com inimigos perigosos, que é médico ou professor... Não se esqueça: a idéia é brincar de ler.
6. Dê o exemplo: faça com que ele veja você lendo e escrevendo. Não faça a bobagem de dizer que ele deve aprender a ser diferente de você, que não gosta de ler! O que conta não é o que você discursa sobre leitura, escrita, estudo: é o que você oferece como exemplo.
7. Vá à biblioteca regularmente com seu filho. Se for uma biblioteca de empréstimo, é bom cada um ter sua própria ficha de inscrição.
8. Crie uma biblioteca em casa e uma biblioteca pessoal para a criança, onde ela se acostume a guardar os livros e a buscá-los. Na hora de comprar presentes para seu filho, lembre-se dos livros! De quebra, ele ganha competência para lidar com o mundo e abertura da imaginação.
9. Faça um pouco de mistério, para aguçar a curiosidade. Por exemplo: você tem três livros na mão e diz à criança que ela pode escolher entre dois livros. Ela certamente vai dizer que são três, e não dois. Você faz de conta que se enganou, e põe um deles de lado. Adivinha qual deles ela vai querer... Use sua imaginação. Tudo isso é jogo, mas o resultado é que seu filho ganha sempre – e para toda a vida.
10. Leve seus filhos em atividades culturais, como Hora do Conto ou teatro infantil.
FONTE: INSTITUTO ECOFUTURO
0 comentários:
Postar um comentário